Notícias Interessantes

TIC Educação - 2013

Professores

O Ministério da Justiça, em parceria com a Universidade Federal de Goiás e o Ministério da Educação, lançou um aplicativo para auxiliar os professores da rede pública de ensino na busca por informações sobre as classificações indicativas de programas de televisão, filmes e games.

Abertas inscrições para tutores do Proinfo Integrado

Núbia Daiana Mota / Seduc

Professores da rede estadual de ensino podem participar do processo seletivo para
tutores de apoio docente do Programa de Formação Continuada (Proinfo Integrado),
que está com a as inscrições abertas até o dia 4 deste mês. 
As vagas ofertadas são para provimento imediato e formação de cadastro de reserva
 para o exercício temporário. A seleção é realizada pela Secretaria de Estado da
 Educação e Cultura.

 As inscrições podem ser feitas nas Diretorias Regionais de Gestão e Formação Ensino, 
das 8h às 12h e das 14h às 18h, pessoalmente ou por meio de procuração particular, 
neste caso, acompanhada de cópia dos documentos pessoais do outorgado.

Seduc abre edital para progressão de 

servidores da educação básica

A Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) publicou as normas do processo de evolução funcional dos profissionais da educação básica da rede estadual de ensino. O edital para progressões está disponível para consulta no Diário Oficial nº 4.139, da última segunda-feira, 2...

NACIONAL DE EDUCAÇÃO - PNE!
O Plenário da Câmara dos Deputados concluiu nesta última terça-feira (3) a votação do Plano Nacional de Educação (PNE - PL 8035/10). O texto foi aprovado, com o parecer do relator, deputado Angelo Vanhoni (PT-PR). A matéria será enviada à sanção presidencial.

O PNE estipula novas metas para os próximos dez anos, com o objetivo de melhorar os índices educacionais brasileiros. A principal inovação da proposta em relação ao plano anterior, cuja execução acabou em 2010, é a aplicação de um mínimo de recursos públicos equivalentes a 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação.

O plano prevê o alcance dessa meta em duas etapas: um mínimo de 7% do PIB no quinto ano de vigência da futura lei; e 10% do PIB ao fim do período de dez anos.


No artigo anterior abordei uma questão muito séria que é vivenciada diariamente dentro das salas de aula de todo o país: a indisciplina e desrespeito dos alunos para com os Professores, funcionários da Escola e com os próprios colegas de classe


Programa Mais Educação prorroga prazo para inscrições
Josélia Lima / Seduc

As escolas que ainda não aderiram ao programa Mais Educação têm agora até 30 de junho para efetivar o cadastro. O prazo foi prorrogado pelo Ministério da Educação (MEC).

O programa Mais Educação possibilita às escolas receberem recursos específicos para o desenvolvimento de atividades extracurriculares como aulas de r
eforço, atividades culturais, de educação ambiental, direitos humanos, promoção da saúde e atividades diversas no campo da ciência. O objetivo é ampliar o tempo de
permanência dos estudantes na escola.

“O programa Mais Educação oportuniza que o aluno tenha acesso aos conteúdos de artes e esportes, estimulando o potencial criativo, desenvolvendo habilidades e descobrindo talentos”, frisou a subsecretaria de Educação Básica da Seduc, Jucilene Maria de Castro Santos Borba.

Para este ano, a meta do MEC é alcançar a adesão de mais 60 mil escolas. No Tocantins, o programa já está sendo desenvolvido em 386 escolas entre municipais e estaduais distribuídas nos 139 municípios. 

Para aderir ao Mais Educação, as escolas devem acessar o sistema Programa Dinheiro Diretora na Escola (PDDE), pelo site www.pdeinterativo.mec.gov.br


Asom Seduc

O prazo para inscrição no processo seletivo do Colégio Agrícola Dr. José de Souza Porto, em Pedro Afonso, termina nesta segunda-feira, 19. Estão sendo oferecidas 120 vagas para os cursos técnicos em Açúcar e Álcool e Agropecuária.

Do total de vagas disponibilizadas, 40 são para o curso técnico em Açúcar e Álcool, período noturno; e 80 vagas para o curso técnico em Agropecuária, sendo 40 vagas para o período vespertino e 40 vagas para o período noturno. Podem participar do processo seletivo estudantes que estejam cursando o 2º ou 3º ano, ou que já concluíram o ensino médio.

As provas serão realizadas no dia 25 de maio, na Escola Estadual de Tempo Integral Comendador Pádua Fleury, em Pedro Afonso. A divulgação do resultado está marcada para o dia 28 de maio e as aulas devem ter início no mês de agosto.

O edital completo com as informações sobre o processo seletivo está disponível no site da Seduc e pode ser acessado a partir do link Edital. As inscrições são gratuitas.


Municípios participam de formação para elaboração dos planos de Educação 2014

Josélia Lima / Seduc

Dirigentes municipais de Educação de 72 municípios do Tocantins estão reunidos em Palmas para Formação voltada à elaboração dos Planos de Educação 2014. O encontro, que começou nesta quarta-feira, 21, segue até sexta-feira, 23, na Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Na abertura do evento, a secretária de Estado da Educação e Cultura, Adriana Aguiar, reforçou a importância de cada município ter um diagnóstico de sua realidade educacional para garantir mais clareza e transparência na elaboração dos planos. “Devemos trabalhar para a melhora da Educação em todos os âmbitos - municipal, estadual e nacional-; devemos ter essa unidade de pensamento para que o aluno tenha educação de qualidade”, ressaltou.

O encontro é uma continuidade das discussões realizadas entre os dias 13 e 15 de maio, quando 67 municípios foram orientados sobre a elaboração dos planos municipais. Para o presidente do Conselho Estadual de Educação, Cicinato Mendes, todos os gestores devem se organizar para a implementação do plano e consolidação do sistema de ensino.  “É necessário ter a lei construída com a participação dos profissionais da educação, professores, técnicos e ter o conselho municipal funcionando para que as políticas públicas de fato sejam consolidadas”, frisou.

Municípios empenhados

O secretário de Educação de Santa Rita do Tocantins, Wesley Lopes Fonseca, ressaltou que o encontro é muito importante para se ter clareza de como elaborar os planos municipais. O município, distante 130 km de Palmas, conta com quatro unidades de ensino municipais, sendo duas localizadas na zona rural. “Quando retornar ao município vou reunir com o legislativo municipal, com professores e representantes da população para discutirmos o que queremos para o nosso município, ter clareza das nossas necessidades e o que fazer para avançar”. 

Para a secretária de Educação de Chapada da Natividade, Eduarda Alves de Araújo Santana, após a capacitação será dado início às discussões na cidade. “Este é o momento certo para ajudar na elaboração dos planos de educação com diretrizes mais próximas de nossa realidade”, afirmou. O município de Chapada da Natividade, a 191 km de Palmas, possui uma creche e quatro escolas, sendo três rurais.

Acesse! YouTube/EDU - Professor: Faça do mundo sua sala de aula!


Queremos que os professores explorem seu lado criativo e empreendedor. A plataforma está aberta para avaliar vídeos de qualquer disciplina e do professor que deseje que sua sala de aula seja o Brasil e por que não, o mundo. 


 Encceja divulga locais de prova pela internet


Ascom /Seduc

Os candidatos inscritos para o Exame Nacional de Certificação de Competências (Encceja) 2014 já podem consultar na internet os locais de prova.

Os candidatos inscritos no Brasil também receberão cartões de confirmação pelos Correios. Já os inscritos para o exame no exterior e em unidades prisionais deverão consultar os locais da prova apenas pela internet.

As provas do Encceja Nacional serão realizadas em 1º de junho. Para consultar os locais de provas, clique aqui.

Sobre o exame
Organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame é voltado a jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada.

O exame garante a certificação de conclusão do ensino fundamental para quem vive no Brasil e dos ensinos fundamental e médio para aqueles que moram no exterior. (com informações do Inep)

Google lança serviço gratuito para professores.

Um ambiente virtual onde alunos e professores podem trocar informações de forma fácil e protegida, que permite agilizar processos como a correção de tarefas e melhorar a comunicação entre estudantes e educadores. É o que promete o Google com o novo serviço "Sala de Aula", parte de sua linha de aplicativos voltada para o sistema de ensino – a Google Apps for Education.


O "Sala de Aula" utiliza os serviços de armazenamento em nuvem da empresa para criar uma plataforma customizada para cada turma. Com configuração simplificada, ele permite que o professor crie um g
rupo fechado com seus alunos, restringindo o acesso aos conteúdos postados.
Como qualquer outro profissional que coordena equipes, um bom gestor escolar precisa ser um líder. A boa notícia é que a liderança não é nata – ao contrário, ela se aprende. Conheça suas principais características e saiba como desenvolvê-las.
        

               Venda de produtos da agricultura será feita pela internet: o Ministério do Desenvolvimento Agrário pretende instalar um comércio virtual para que os produtos da agricultura familiar sejam oferecidos e comercializados pela web.            

           
            Educação Superior: STF decide por unanimidade que sistema de cotas é constitucional.


            Dilma lança programa de educação no meio rural: objetivo do Pronacampo é reduzir o analfabetismo e melhorar a infraestrutura das escolas no campo. Projeto também prevê a construção de 3.000 escolas. Continue lendo, clicando aqui.

                





   Estudar em cima da hora pode potencializar o aprendizado

Pesquisadores descobriram que um pouco de estresse pode ser benéfico na hora do aprendizado (Hemera/ThinkStock)
Estudar em cima da hora, antes de uma prova, pode ser a melhor forma de aprender. É o que indica uma nova pesquisa publicada no periódico Experimental Neurology. Segundo seus autores, hormônios produzidos em situação de estresse provocam mudanças dentro das células do cérebro que ajudam a guardar a informação de forma mais eficiente. Em excesso, porém, o estresse pode ter o efeito inverso.
Neurocientistas da Universidade de Bristol, na Inglaterra, concluíram que hormônios como o cortisol e a adrenalina parecem acelerar um mecanismo que reprograma o DNA do cérebro, de modo a favorecer o processo de aprendizado. Hans Reul, neurocientista responsável pela pesquisa, acredita que a reprogramação das células cerebrais em resposta ao estresse faz com que os neurônios fiquem maiores e aumentem as redes de comunicação entre si.
"É comum perceber que as lembranças de momentos de estresse são aquelas que permanecem conosco para o resto da vida", disse Reul, em entrevista ao jornal inglês Daily Telegraph.
No entanto,  estresse demais pode ter o efeito contrário, alertou Reul. "Quando estamos estressados demais não é possível absorver informações novas", disse. "O cérebro começa a substituir informações e a formação da memória não é suficiente."
             Extraído do endereço http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/estudar-em-cima-da-hora-pode-ser-melhor-para-o-aprendizado%20no%20dia%2009/01/2012 às 9h21min.

 

Fone de ouvido, muito utilizado atualmente, principalmente por jovens, deve ser usado com limite seguro de som contínuo para o ouvido, que é de 80 decibéis. A poluição sonora causa problemas na audição, inclusive zumbido. Veja mais sobre o assunto...



Cientistas criam fórmula matemática para descobrir fotos retocadas digitalmente: técnica avalia o grau de alteração em imagens publicadas nos meios de comunicação digitais.


Células-tronco: paraplégico anda, mas cura para todos está longe.

 Estudo: cérebros de crianças autistas têm mais     neurônios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...