quinta-feira, 29 de março de 2012

Projetor Proinfo


Em 2012 novas escolas serão contempladas com o Projetor Proinfo. Na primeira etapa, estão a Escola Estadual Irineu Albano Hendges e o Colégio Estadual Antônio Alencar Leão, localizadas no município de Guaraí.
Orientamos que ao receber o aparelho, retire-o da caixa, confira se o bem está funcionando perfeitamente e não esteja danificado. Não esquecer de conferi-lo com a nota fiscal e qual é a transportadora responsável pela entrega; em seguida, informar ao NTE de Guaraí sobre o recebimento do bem.

segunda-feira, 26 de março de 2012

1º Encontro dos servidores lotados na função de Apoio Pedagógico que atuam no LABIN e Teleposto das unidades escolares jurisdicionadas à DRE de Guaraí

Foi um sucesso o 1º encontro com os servidores lotados na função de Apoio Pedagógico que estão atuando no Teleposto e Laboratório de Informática das unidades escolares jurisdicionadas à Diretoria Regional de Ensino de Guaraí realizado no dia 23 de março de 2012.

Ao todo, compareceram 23 servidores e puderam expor suas angústias, anseios e ações desenvolvidas no Labin e Teleposto.

Dentre as temáticas abordadas, foram expostas sugestões de plano de ação, modelo de relatórios trimestrais, atribuições em consonância com o Regimento Escolar, outros. Também foram apresentados vários vídeos motivacionais e alusivos às TICs e dinâmicas de grupo.

Tudo isso aconteceu graças à participação da  equipe abaixo, que faz a diferença nas unidades escolares:


 

terça-feira, 20 de março de 2012

8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

A 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2012) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promoção do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).
É dirigida aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com a sua classificação nas provas. Professores, escolas e secretarias de educação dos alunos participantes também concorrem a prêmios.
Serão concedidas 500 (quinhentas) medalhas de ouro, 900 (novecentas) medalhas de prata, 3100 (três mil e cem) medalhas de bronze e até 46.200 (quarenta e seis mil e duzentos) certificados de Menção Honrosa. Também, Bolsas de Iniciação Científica Jr.(PIC) aos 4.500 alunos premiados na OBMEP 2012 com medalhas de ouro, prata ou bronze e matriculados em escolas públicas em 2013, será oferecida a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-OBMEP). A participação no Programa dá direito a uma bolsa de Iniciação Científica Jr do CNPq. A estrutura e planejamento do programa serão definidos e divulgados no início de 2013. Em caso de vacância de bolsas, um medalhista poderá ser substituído por um aluno que tenha recebido uma Menção Honrosa e esteja matriculado no ensino público, a critério da coordenação do PIC; os medalhistas de ouro, prata ou bronze de qualquer edição da OBMEP, regularmente matriculados no ensino superior, poderão se candidatar ao Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME) oferecido por diversas Instituições de Ensino Superior. Maiores informações estão disponíveis na página www.obmep.org.br/picme.html;certificados de Menção Honrosa a até: (i) 600 (seiscentos) alunos – 200 (duzentos) de cada Nível – de escolas não seletivas, municipais e estaduais, que obtiverem as primeiras colocações em sua respectiva Unidade da Federação (UF), perfazendo um total de até 16.200 menções honrosas.
(ii) 10.000 (dez mil) alunos com maior pontuação nacional, em cada um dos três níveis, excluídos os alunos de 7.4.f.(i), perfazendo um total de até 30.000 (trinta mil) menções honrosas;
Serão premiados 1000 (mil) professores e está vinculada à premiação dos alunos. O professor de Matemática de cada aluno premiado receberá pontos, de acordo com os seguintes critérios:
9 (nove) pontos para cada aluno premiado com medalha de ouro;
8 (oito) pontos para cada aluno premiado com medalha de prata;
7 (sete) pontos para cada aluno premiado com medalha de bronze;
6 (seis) pontos para cada aluno premiado com menção honrosa.
Os prêmios serão distribuídos da seguinte maneira:
- 1 (um) tablet, 1 (uma) placa de homenagem e uma assinatura anual (3 exemplares) da Revista do Professor de Matemática (RPM-SBM) aos:
a) 54 (cinquenta e quatro) professores (2 de cada UF) de escolas não seletivas, municipais ou estaduais, com a maior pontuação de sua respectiva UF.
b) 81 (oitenta e um) professores de escolas não seletivas, municipais ou estaduais, com a maior pontuação na classificação nacional, independentemente da UF, excluídos os premiados no item a.
- 1 (uma) placa de homenagem e uma assinatura anual (3 exemplares) da Revista do Professor de Matemática (RPM-SBM);
Os professores premiados serão convidados a participar do fórum virtual do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) da OBMEP, durante a vigência do PIC 2012. Maiores informações serão fornecidas no início de 2013 na página da OBMEP.
Os professores de matemática são indicados exclusivamente na página da OBMEP, pela escola, após a divulgação da lista dos classificados para a 2ª Fase. É obrigatória a informação do CPF do professor de matemática.Também serão premiadas as Escolas e as Secretarias Municipais ou Estaduais de
Educação: Serão concedidos 1 (um) computador, com pacote de programas livres relacionados ao ensino de matemática, e uma impressora a três escolas por UF não seletivas, municipais ou estaduais, que alcançaram o maior número de pontos em suas respectivas UF.
A seguir, o cronograma com as datas para inscrições e etapas da olimpíada:
  • 13/02 a 30/03/2012- período de isncrições;
  • 05/06/2012- provas da 1ª Fase;
  • 26/06/2012- data-limite para as escolas enviarem os cartões-resposta dos alunos classificados para a 2ª Fase;
  • 15/08/2012- divulgação dos classificados para a 2 ª Fase e do local de realização das provas;
  • 15/08 a 14/09/2012- período para as escolas indicarem na página da OBMEP, os professores dos alunos classificados para a 2ª Fase;
  • 15/09/2012- provas da 2ª Fase;
  • 30/11/2012- divulgação dos premiados.
    Para saber mais, vale a pena acessar o endereço: http://www.obmep.org.br/regulamento.html

3ª Olimpíada de Língua Portuguesa "Escrevendo o Futuro"

A terceira edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro foi lançada oficialmente nesta segunda-feira, 19, em São Paulo. É esperada a participação de um número de alunos bem superior aos 7 milhões que participaram da segunda edição, em 2010. Durante a cerimônia, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, destacou a importância da Olimpíada por se tratar de ação que contribui para a formação dos professores. O período de adesão e de inscrição é o mesmo – de 19 de março a 25 de maio. Podem participar educadores que lecionam do quinto ao nono ano do ensino fundamental e nas três séries do ensino médio.
A olimpíada tem cinco etapas de produção e seleção de textos. A primeira acontece na escola, a segunda no município, a terceira no estado, a quarta é regional e a última, nacional. Os autores dos 500 textos semifinalistas, sendo 125 por categoria literária, participam de oficinas regionais. Conforme o regulamento, na oficina regional de cada categoria, os estudantes ampliam suas habilidades de leitura e o universo cultural.
Nas oficinas regionais, estudantes e professores ganham bônus para adquirir livros e os 20 vencedores – alunos, docentes e suas escolas – ganham prêmios especiais. Os 20 professores e os 20 estudantes ganham medalhas, notebook e impressora; e as escolas a que pertencem, dez microcomputadores, um projetor multimídia, telão de projeção e livros. E para conhecer o regulamento na íntegra, acesse aqui.

segunda-feira, 19 de março de 2012

2º Encontro do Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC


No dia 19 de março de 2012, a tutora bolsista e professora formadora Deusiram de Sousa Barros Silva realizará o 2º encontro do curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC no NTE. Para adequar-se aos horários dos cursistas, serão disponibilizados dias e horários distintos,  hoje, a partir das 19h  e amanhã nos períodos matutino (8h às 12h) e vespertino (14h às 18h).

terça-feira, 13 de março de 2012

1º Encontro com o Apoio Pedagógico - 2012

Dia 23 de março de 2012 acontecerá o 1º encontro com os servidores lotados na função de Apoio Pedagógico que estão atuando no Teleposto e Laboratório de Informática das unidades escolares jurisdicionadas à Diretoria Regional de Ensino de Guaraí.
O encontro será no Núcleo de Tecnologia Educacional  da DRE de Guaraí a partir das 9h até às 18h, com intervalo para almoço de 12h às 14h.
Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas pelas Professoras Formadoras Deusa ou Marlene pelo telefone (63) 3464-1821 ou e-mail: tecpedag-guarai@seduc.to.gov.br.
Contamos com a sua participação!

segunda-feira, 12 de março de 2012

Aluno Integrado

A Universidade Federal de Goiás, por meio do Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais - LabTime e apoio do Ministério da Educação/MEC e da Secretaria de Ensino Básico/SEB, está ofertando 3.600 (três mil e seiscentas) vagas, do Curso Aluno Integrado: Qualificação em Tecnologia Digital, para alunos do ensino médio, devidamente matriculados em qualquer escola da rede pública de ensino do Brasil.
Este curso é gratuito e será ofertado na modalidade a distância, pela internet, com carga horária de 180 horas e certificado pela Universidade Federal de Goiás. O ambiente virtual de aprendizagem utilizado para este curso será o e-Proinfo disponível em:http://e-proinfo.mec.gov.br (Site do Sistema e-Proinfo)
Se você é aluno de escola pública, está cursando o ensino médio e tem interesse em complementar sua formação básica e a qualificação profissional na área de tecnologia digital, inscreva-se!
O curso permitirá que os alunos aprovados tenham condições de apoiar os professores na utilização dos laboratórios de informática em suas escolas, além de preparar os alunos para o mercado de trabalho. Com o curso esses alunos podem candidatar-se a vagas em empresas de tecnologias ou trabalhar de forma autônoma com configuração e montagem de computadores.
O curso Qualificação em Tecnologia Digital está organizado em quatro módulos: Introdutório, Hardware, Sistemas Operacionais e Manutenção de Computadores, totalizando uma carga horária de 180 horas.
Módulo 1 - Introdutório (20 horas): Focaliza alguns aspectos considerados relevantes para o aluno que se propõe a participar de curso desenvolvido a distância. Nesse sentido, tem como proposta discutir aspectos gerais sobre as temáticas: Educação a Distância, Sociedade em rede e Evolução da Informática.
Módulo 2 - Hardware (60 horas): Aborda os conceitos e fundamentos relacionados a alguns modelos de computadores modernos e seus principais componentes e processos. Este módulo é composto pelas unidades: Introdução ao Hardware, Processador, Memória RAM, Componentes Gráficos e Barramentos.
Módulo 3 - Sistemas Operacionais (60 horas): Desenvolvido no sentido de favorecer que o aluno entenda a interação entre o hardware e o sistema operacional, perceba as diferenças existentes entre os diversos sistemas operacionais, e que seja capaz de destacar as vantagens de se optar por determinado sistema, em detrimento de outro. Este módulo é composto pelas unidades: Introdução aos Sistemas Operacionais, Gerenciamento de Processos, Gerenciamento de Memória, Gerenciamento de Arquivos, História dos Sistemas Operacionais e , Sistemas Operacionais Modernos.
Módulo 4 - Manutenção de computadores (40 horas): Oferece uma discussão a respeito dos procedimentos e posturas preventivas como uma das estratégias para manutenção de computadores. As unidades deste módulo são: Adote uma postura preventiva, Upgrade de componentes, Resolução de problemas de hardware e Erros típicos de montagem.
Cronograma
09/03/2012 a 26/03/2012 - Cadastro no e-Proinfo e inscrição dos alunos interessados em realizar o curso.
09/03/2012 a 03/04/2012 - Seleção dos alunos que irão participar do curso.
09/04/2012 - Divulgação da lista de alunos selecionados para participar do curso.
16/04/2012 - Início do curso.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Uma bela homenagem ao Dia Internacional da Mulher

       As mulheres da DRE de Guaraí foram recebidas hoje pelos homens com uma linda homenagem, começando por um enorme tapete vermelho na entrada. Todas foram recepcionadas  pelos servidores com sorrisos, abraços, mensagens, bombons, parabéns e uma suave música ao fundo. Em seguida, promoveram um delicioso café da manhã, regrado de lindas mensagens e poesias declamadas pelos professores Adão, Rubem e Rogério. E para completar, a servidora Eva foi convidada a conduzir um momento de oração. As mulheres "adoraram" as surpresas.

Curso de Introdução à Educação Digital

       
         A partir de hoje, às 14h, inicia-se no NTE o curso Introdução à Educação Digital atendendo a primeira turma de 2012 com servidores da DRE que ainda não conhecem ou tem pouca familiaridade com o Sistema Operacional Linux Educacional. A ação é promovida pelas Professoras Formadoras do NTE Deusiram de Sousa Barros Silva e Marlene de Fátima Sandri Oliveira.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...